World

Primeira vaga olímpica da Europa vai para… Israel

Anat Lelior está a causar surpresa no Mundial do Japão e tem praticamente garantida a presença em Tóquio

Com a prova feminina do Mundial de ISA, que está a decorrer no Japão, já nas fases finais. Ficaram também já definidas as primeiras vagas olímpicas para os Jogos de Tóquio’2020.

O caso mais surpreendente acabou por ser o europeu, com a vaga a ir para… Israel. Apesar de o país se situar no continente asiático, os israelitas competem na Europa e fazem a qualificação pelo nosso continente. Dessa forma, a jovem Anat Leilor foi surpreendendo tudo e todos até garantir a vaga. Uma vez que é a única “europeia” ainda em prova.

A luta por esta vaga europeia acabou por ser renhida, mas com as surfistas portuguesas longe de lá poderem chegar. Teresa Bonvalot e Yolanda Sequeira perderam na 4.ª ronda de repescagem e Carol Henrique só resistiu até á fase seguinte.

O desfecho da vaga europeia acabou por ser surpreendente em vários aspetos. até porque as principais adversárias da israelita foram duas surfistas espanholas. Leticia Canales e Nadia Erostarbe . E ainda a holandesa Eveline Hooft, também ela proveniente de um país com pouca expressão no surf mundial. E com um currículo ainda pouco relevante em termos internacionais.

As outras três vagas já definidas foram para os continentes asiático, africano e da Oceânia. A sul-africana Bianca Buitendag, a japonesa Shino Matsuda e a neozelandesa Ella Williams são as surfistas já com um pé nas olimpíadas. Tendo ainda de esperar pelo Mundial do próximo ano para verem a vaga oficializada.

Dissipadas as dúvidas em relação às vagas olímpicas, a prova segue agora para as finais. Onde se vai coroar a nova campeã mundial, e com muitos nomes sonantes ainda em prova.

Em prova já só estão 12 surfistas. Na final de qualificação é o Brasil que está em vantagem.

Tags

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Back to top button
Close