Motores

Rita Vieira: «O meu grande objetivo é o Dakar»

Portuguesa vice-campeã mundial de Bajas assume o seu sonho

A nova vice-campeã mundial de Bajas, a portuguesa Rita Vieira (Yamaha), tem como grande objetivo na carreira participar no rali Dakar, apesar de estar consciente das “dificuldades logísticas”.

Aos 25 anos, nascida em Vila Nova de Gaia, Rita Vieira apostou numa carreira profissional nas duas rodas, congelando a matrícula no curso de Design de Moda na Universidade da Beira Interior, na Covilhã.

Agora, tem pela frente alguns dos maiores desafios da sua carreira, que se distribui por várias modalidades em simultâneo.

Depois de começar no trial, tendo sido campeã nacional, passou pelo enduro, no qual também já somou títulos. E pelo todo-o-terreno, sagrando-se duas vezes campeã mundial de Bajas, em 2014 e 2015.

Este ano, contudo, falhou esse objetivo, ao ser terceira classificada na quarta e derradeira prova do campeonato. Que terminou na Hungria, no passado dia 11 de agosto.

“Já sabia que ia ser complicado, pois falhei uma das provas, no Dubai, por dificuldades logísticas e de orçamento”. Explicou à agência Lusa a piloto de 25 anos.

Por isso, na Hungria, precisava de uma vitória, que escapou para a espanhola Rosa Romero. Deixando o título a meros quatro pontos de distância nas mãos da indiana Aishwarya Pissay (Sherco), que venceu no Dubai.

“Ganhei em Portugal e fui segunda em Espanha, mas não chegou”, lamentou Rita Vieira, que prepara agora a participação no Trial das Nações. Em Itália, em setembro, com as cores da seleção nacional, antes dos Seis Dias Internacionais de Enduro, que, pela terceira vez, se realizam em Portugal (este ano em Portimão, em novembro).

Contudo, o grande objetivo da carreira continua a ser “participar no Dakar”, assume.

“É um objetivo que tenho e a participação no Mundial de Bajas é uma preparação para isso”, admite. 

Via
record
Tags

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Back to top button
Close
Close