Motores

Dakar’2020 com combustível gratuito e jóquer para pilotos amadores

O combustível na edição 2020 do Rali Dakar; prova de todo-o-terreno, na Arábia Saudita, vai ser gratuito para todos os pilotos e os amadores terão um jóquer; que permite regressar à corrida; caso não terminem uma etapa.

Em declarações aos jornalistas; em Lisboa, num evento de divulgação do novo Dakar; o diretor de serviços dos pilotos e participantes da prova explicou que as equipas terão “de graça” o combustível; durante as 12 etapas.

“É uma das grandes novidades da próxima edição. O combustível será de graça para todos os competidores. No caso dos veículos de assistência, já não será assim. Mesmo assim, esta medida tem um grande impacto no orçamento da corrida, não só a nível da organização; mas também nas equipas. Resulta do contrato que foi assinado com as autoridades da Arábia Saudita”, explicou Charles Cuypers.

O ex-piloto francês, de 52 anos, revelou também que os pilotos amadores; que representam normalmente 30% da lista final, vão ter uma “preciosa ajuda” durante a competição.

“Vão ter um jóquer, que poderão usar apenas uma vez e que permite continuar em corrida; mesmo que tenham algum problema mecânico, que os obrigue a abandonar. Mas, na segunda vez, já serão obrigados a desistir”, disse.

Cuypers adiantou ainda que, pela última vez, os ‘road books’ serão em papel; devendo passar a digital a partir de 2021.

Esta será a primeira edição do Dakar no Médio Oriente; depois da organização ter assinado um contrato de cinco anos com Arábia Saudita; com o objetivo de expandir a prova nesse território.

Tags

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Back to top button
Close