Nacional volta aos treinos na próxima semana. Jogadores estão preocupados

Os responsáveis do Nacional já informaram pois a Liga de Clubes que o regresso aos treinos vai ser feito já a partir da próxima semana, segundo adianta o jornal Record. No entanto, o plantel está receoso com este regresso antecipado, em pleno Estado de Emergência devido à pandemia de Covid-19.
De acordo com a mesma fonte, o regresso será feito com trabalhos individuais, com o máximo de dois jogadores por campo; cumprindo assim aquilo que é pedido pela Liga de Clubes e pelas autoridades sanitárias.
Para os dirigentes do Nacional é entretanto preferível que os jogadores possam treinar num ambiente controlado do que na rua; expondo-se ao risco de contágio do novo coronavírus.
E pode mesmo acontecer legalmente este regresso aos treinos nesta altura?
A resposta é sim. Apesar das indicações contrárias por parte da Liga, não há nada que legalmente o organismo possa fazer. É que segundo o número 3, artigo 5.º do decreto nº 2-B/2020 do Estado de Emergência; “a atividade dos atletas de alto rendimento e seus treinadores, bem como acompanhantes desportivos do desporto adaptado, é equiparada a atividade profissional.”
Desta forma, o plantel tem autorização para não cumprir o recolher obrigatório para o efeito do desempenho das suas atividades profissionais.