Crossfit

ENTREVISTA AO VENCEDOR DOS MANZ CROSS GAMES 2018

HUGO SOUSA

BOAS GRANDE HUGO, VAMOS COMEÇAR COM A PERGUNTA DA PRAXE, COMO CONHECESTE O CROSSFIT?

Boas 🙂

Tudo aconteceu há três anos, treinava Kickboxing no Sport Clube Conimbricense e o nosso ginásio fechou em Agosto de 2015 para obras. Inscrevi-me num ginásio, com intenções de, em Setembro, voltar ao Kick, mas nessa altura conheci o CrossFit e o meu primeiro treinador, o Nuno Dinis. Assim que experimentei a modalidade foi paixão à primeira vista.

COMO É UMA SEMANA DE TREINO TÍPICA PARA TI?

As minhas semanas consistem em treinos bi-diários, de segunda a sábado, excepto à quinta feira que é dia de recuperação. Nesse dia aproveito para nadar sendo orientado pelo grande Vítor Ferreira.

Aos domingos faço descanso total.

O PLANO DE TREINO QUE SEGUES É GERAL (IGUAL PARA TODOS OS COMPRADORES DO PLANO) OU INDIVIDUALIZADO?

Pertenço à família RC-Training onde cada pessoa tem um plano individualizado, inclusive o meu. Tudo o que faço é totalmente controlado pelo meu treinador, o Renato Costa.

QUANTO TEMPO USAS A FAZER AS WODS EM RELAÇÃO AO TREINO DE FORÇA, TÉCNICA, EXERCÍCIOS ACESSÓRIOS E DE MOBILIDADE?

Dispenso muito mais tempo a trabalhar força, técnica e em trabalho específico de remo, bike, corrida (mono-estrutural) – seja aeróbio ou anaeróbio – do que a fazer os tão conhecidos WODs.

ESTUDAS/TRABALHAS?

Sim e sim.

ACHAS POSSÍVEL SER ATLETA DE ALTA COMPETIÇÃO SEM QUE ISSO INFLUENCIE OS ESTUDOS?

O meu foco principal é o treino e a recuperação. Não deixo que os estudos influenciem isso, mas confesso que acontece o contrário.

O QUE FAZES PARA TE MANTER CALMO E FOCADO DURANTE AS COMPETIÇÕES?

O mais importante para mim é o silêncio e, numa competição é muito difícil pois a música está tão alta que, por vezes, nem com os tampões me consigo concentrar. Não percebo porque insistem em colocar tanto barulho em competições de CrossFit.  Quem está na arena a competir, muitas vezes tal é a concentração, que se abstrai completamente da música, sendo que para o público se torna cansativo estar um dia inteiro a ouvir a música tão alto.

Por isso, sempre que não estou na arena uso fones, não estão a dar música, mas sempre me protegem um pouco do barulho à minha volta.

QUAIS ACHAS QUE SÃO AS TUAS MAIORES ARMAS E AS TUAS MAIORES FRAQUEZAS NO CROSSFIT?

As minhas maiores armas, apesar de ainda terem de ser muito melhoradas, são a ginástica e a força explosiva.

Fraquezas ainda tenho muitas, força lenta é a maior fraqueza. Apesar de estar a melhorar, o meu deadlift ainda é muito fraquinho, já as d-balls estão a deixar de ser uma fraqueza, o que é bom.

FOSTE AOS ULTIMATE POWERFITNESS GAMES, SPANISH THROWDOWN E AO EUROPEAN SHOWDOWN COMPETIR EM EQUIPA. QUAIS SÃO PARA TI AS MAIORES DIFERENÇAS ENTRE COMPETIR INDIVIDUAL OU POR EQUIPA?

Adorei competir em equipa, tanto com o meu treinador, Renato Costa e com a minha parceira de treino, Carina Simões, e com o grande Tiago Luzes, que recentemente entrou para a nossa equipa RC-Training.

Em equipa a competição torna-se menos stressante, é mais divertido porque não estamos sozinhos e mesmo quando algo corre menos bem, tentamos recuperar acompanhados. E quando corre bem, temos alguém com quem partilhar a felicidade 🙂

Em individual é mais intenso. Adoro competir em individual e estou a conseguir acalmar-me mais no ambiente de competição, o que não acontecia há uns tempos atrás.

O meu foco é a competição individual, mas devo fazer umas competições em equipa, de vez em quando. Eu e o Tiago Luzes até já temos uma a que queremos ir para o ano, não é Luzes? 😉

O QUE TE MOTIVA A COMPETIR E A DAR MAIS DE TI?

É incrível o que o ser humano, com treino e dedicação, consegue fazer. O progresso, por vezes, pode ser mais lento, dependendo da pessoa, mas progresso é progresso. É isso que me motiva a competir e a dar sempre o meu melhor, descobrir os meus limites e expandi-los.

TANTO NO SPANISH THROWDOWN COMO NO ULTIMATE POWER FITNESS GAMES A TUA EQUIPA FICOU EM 2º, O QUE ACHAS QUE FALTOU PARA CHEGAR AO LUGAR MAIS ALTO?

Tanto numa competição como noutra os atletas das equipas que ficaram em primeiro lugar estavam em melhor forma física que nós, agora é continuar a trabalhar para melhorarmos e subirmos ao lugar mais alto.

SE PUDESSES SER TU A ESCOLHER UM WOD PARA UMA COMPETIÇÃO, QUAL SERIA?

Pergunta difícil! Mas talvez:

2’on, 1’off (até completar 50 Over Head Squat)

75 Double Unders

15 metros Hand Stand Walk

Max OH Squats (gostava que fossem pesados, uns 90 ou 100kg eheh)

ÉS APONTADO COMO A GRANDE PROMESSA PARA O OPEN 2019, A MUDANÇA DAS REGRAS DE APURAMENTO PARA OS GAMES MUDOU ALGUMA COISA NA TUA PREPARAÇÃO?

Antes de mais, obrigado pela confiança 🙂

As mudanças não alteraram em nada a minha preparação, o foco é o Open, o resto é o resto.

QUAL FOI A COISA QUE FIZESTE NO CROSSFIT QUE MAIS TE ORGULHOU?

Um dos momentos que nunca me vou esquecer aconteceu na minha primeira competição individual, no Battle of Coimbra em 2017. Terminei a competição em 4º, mas ganhei a final . Foi uma sensação do outro mundo cruzar a meta em primeiro, sem dúvida um dos momentos dos quais nunca me vou esquecer.

QUAIS SÃO AS 3 PALAVRAS QUE MELHOR DESCREVEM A CROSSFIT COIMBRA?

Companheirismo, Entreajuda e Amizade.

Adoro os profissionais e os atletas do CrossFit Coimbra, sei que posso contar e confiar nas pessoas e, isso é muito importante para mim.

QUAL É O CONSELHO QUE GOSTAVAS DE DAR A ALGUÉM QUE QUER COMEÇAR A COMPETIR NO CROSSFIT?

Nunca desistir. Muita coisa vai correr mal, mas com persistência e foco tudo é possível.

ACABASTE DE VENCER OS MANZ CROSS GAMES, CONTA-NOS TUDO!

Foi uma experiência muito boa, o meu primeiro pódio em individual e subir ao lugar mais alto foi uma sensação única. Só me motiva ainda mais para continuar a treinar e a dedicar-me à minha evolução.

O QUE TENS A DIZER SOBRE A ENZY NUTRITION?

É uma oportunidade fantástica para mim poder estar com vocês desde o início. A Enzy Nutrition é uma empresa com muito potencial e, sei que com trabalho vai ser uma das grandes.

Fonte: Enzy nutrition.

Tags

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Close